Continuando com Série Animais Exóticos, hoje falaremos sobre o Peixe Elétrico mais precisamente o poraquê que é uma das espécies desse tipo de peixe.
O poraquê tem o nome científico de Electrophorus electricus e é da espécie actinopterígio, esse peixe tem a capacidade de gerar uma descarga elétrica que varia entre 300 volts a cerca de 0,5 ampères até cerca de 1500 volts a 3 ampères.
Abaixo podemos ver a imagem do Poraquê, que pode ser encontrado em diversas localidades da América do Sul, mais precisamente na Amazônia e no Mato Grosso:
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24025
A origem do nome Poraquê vem do tupi que significa "o que faz dormir" ou "o que entorpece", tal designação faz referência as descargas elétricas produzidas por esse peixe em suas presas ou em eventuais contatos com seres humanos.
O poraquê pode chegar a até três 3 metros de comprimento e pesar até 30 quilogramas. O que mais chama a atenção da comunidade científica para esse peixe é o fato de produzir descargas elétricas bastante elevadas (1500 volts) que podem chegar a matar um cavalo.
Por hoje ficamos por aqui, em breve voltaremos com a Série Animais Exóticos, até a próxima.